domingo, 26 de junho de 2016

Relatos de Moradores - Descobrindo a identidade do local

A primeira entrevista feita por nós foi com a Dona Miriam, moradora do bairro desde que nasceu:

1. A senhora sente alguma diferença no bairro, quando era criança para agora?


R: Totalmente, eu brincava na rua, agora não vejo nenhuma criança mais brincando. Esse quarterão era tudo parque, possui uma cerquinha baixa e eu vivia brincando la dentro. Eu cresci aí dentro. Minha mãe sempre morou aqui.



Imagem do quarterão atualmente:



2. Quando foi construída essa casa que a senhora mora?
R: A casa foi construída em 44/45 e eu vim morar aqui em 48

3. Então a senhora gosta de morar aqui, da região?
R:Ah eu gosto, to tão acostumada com aqui, não penso em morar em outro lugar, aqui tem farmácia que o farmacêutico sabe te orientar, não aqueles outros que só passam o remédio!! Tem padaria, tem tudo (ahahahahha)

4. O que mais mudou aqui no bairro?
R: Agora foi implantado o teatro, e só aquela parte é escola, aquela restaurante era uma venda onde comprávamos fiado, ai faleceu o dono e os filhos venderam.

5. O que você acha da mudança?
R: Eu gosto, só acho que o trânsito aqui ficou muito ruim.

6. É muito perigoso aqui?
R: Não sei te dizer, nunca tive problema, mas eu tomo meus cuidados, fecho o portão não abro para qualquer um, ao contrário de antigamente, tudo aberto eu ficava na rua até tarde.

7. O que a senhora mais gosta de fazer em momentos de lazer aqui no bairro?
R: Eu costumo ir mais no Palmeiras Clube, ou no shopping e no Sesc Pompéia.

8. E o comércio da Lapa você frequenta?
R: Antigamente eu frequentava, mas agora que tem shopping prefiro não correr o risco de ser assaltada.

9. A senhora já frequentou o União Fraterna?
R: Sim já fui em algumas festas feitas lá.


Coletamos mais informações no Tendal da Lapa

1. Desde quando existe o Tendal?
R; O tendal é um centro cultural, que existe desde da década de 90, aqui era um matadouro.

"O tendal já passou da secretaria da cultura, foi para a subprefeitura e retornou para a secretaria da cultura. O que sabemos desse período é que já tentaram fechar o Tendal, a subprefeitura não gostava do espaço. Agora mudou, estamos participando do circuito da Virada Cultural, temos nossas próprias atividades, algumas gratuitas, outras não.

2. Qual efeito que teve com tantas mudanças de posse?

R: Temos um efeito positivo quando passou para a secretária da cultura. Aqui não tinha nada, e aos poucos foram implantando computadores, móveis para se trabalhar. A degradação ainda é grande. O pessoal fala muito sobre o Centro Cultural da Juventudade mas lá tem uma estrutura melhor, porque era para ser Shopping, aqui onde estamos era um matadouro e um matadouro não tem estrutura bonita, é histórico mas tem uma deficiência de estrutura grave, falta de investimento e eu acho que a falta maior que dá para sentir é a do tempo perdido.

3. Quanto a segurança do local como é feita?

R: A noite fica 2 ou 3 seguranças aqui dentro, e eu nunca ouvi nenhum problema relacionado a segurança ou a falta dela.

4. Vocês recebem bastante gente daqui mesmo da comunidade?

R: De perto não sabe, a gente recebe mais de Pirituba, Freguesia de arredores não só da Lapa

5. Os Professores são pagos pela secretaria?

R: Alguns são voluntários, outros sim são pagos pela secretaria.






Nenhum comentário:

Postar um comentário

 renata massa